cover
Tocando Agora:
Mais previsões: Meteorologia 25 dias

PUBLICIDADE

Goleada sofrida pelo Palmeiras acende alerta com defesa de Abel tendo queda de quase 50% desde 2022

Outrora intransponível, a defesa de Abel Ferreira no Palmeiras vem sofrendo "apagões" cada vez mais frequentes nas últimas duas temporadas O que antes era ...

Goleada sofrida pelo Palmeiras acende alerta com defesa de Abel tendo queda de quase 50% desde 2022
Goleada sofrida pelo Palmeiras acende alerta com defesa de Abel tendo queda de quase 50% desde 2022 (Foto: Reprodução)

Outrora intransponível, a defesa de Abel Ferreira no Palmeiras vem sofrendo "apagões" cada vez mais frequentes nas últimas duas temporadas

O que antes era símbolo da filosofia “Coração quente e cabeça fria”, hoje se tornou uma grande dor de cabeça no Palmeiras. A goleada humilhante de 4 a 0 sofrida diante do Novorizontino nesta terça-feira (20), sendo a pior da “Era Abel”, mostrou que não foi apenas um acidente de percurso, mas uma queda de quase 50% em relação às ultimas temporadas.

Mesmo não tendo levado gols nas três primeiras partidas anteriores, vem ficando clara a crise defensiva do Verdão. Não à toa que a diretoria alviverde tenta acelerar as conversas para contratar o zagueiro Nino, ex-Fluminense. Porém, o Zenit faz jogo duro e não alivia facilmente.

Nos quatro gols sofridos no interior paulista, dois deles saíram de cruzamentos, algo que outrora era bem neutralizado no sistema defensivo de Abel. Em levantamento do Bolavip Brasil, os dados mostram que houve uma queda preocupante de 2025 para cá.

Piora defensiva acende alerta no Palmeiras

Para entender o tamanho do prejuízo, é preciso olhar para o retrovisor. Em 2022, o Palmeiras viveu seu ápice, registrando uma média assustadora de apenas 0,67 gols sofridos por partida. Curiosamente, a zaga era formada pelos mesmos jogadores do time atual: Gustavo Gómez e Murilo.

Porém, o processo de queda livre vai além da zaga, mas um sistema relacionado às trocas e também aos encaixes. De balanço perfeito, o cenário atual é de terra arrasada. Com os quatro gols sofridos no último vexame, a média de 2026 estacionou em 1,00 gol por jogo, consolidando uma piora de 49,2% na eficiência defensiva em relação ao melhor momento do treinador português no clube.

Abel Ferreira vem tendo problemas defensivos desde 2025. Foto: Fabio Giannelli/AGIF

Em 2025, o processo de piora começou a dar sinais claros ao aumentar os gols sofridos em bolas paradas e até em cobrança de lateral. No fim, Abel terminou a temporada com a pior média da sua passagem, sendo vazado 84 vezes em 79 partidas. Se compararmos o desempenho entre 2021 e 2024 (0,85 gols/jogo) com os números de 2025 para cá, a queda é de quase 25%.

“Lições” que Abel Ferreira precisa tirar

Mesmo rodando o elenco e dando oportunidades para os jovens, a solução parece estar em ajustar os pilares da zaga. Após levar um “nó tático” de Enderson Moreira na derrota para o Novorizontino, o português viu que ficou ainda mais claro a necessidade de uma melhor proteção.

Para esta temporada, antes mesmo de pensar em melhorar o volume ofensivo, o treinador do Palmeiras vê o desafio de não apenas ganhar jogos, mas reconstruir um muro que ruiu pela metade em menos de dois anos.

Fale Conosco